RITO DE SCHRÖDER

(Livre transcrição de artigo publicado na revista Theorema, Ano 4, N.º 19, da Loja Pitágoras II, Or de Brasília, DF)
Os Rituais de Schröder (pronuncia-se Chrœder) foram aprovados em 1801, pela Assembléia dos Veneráveis Mestres da Grande Loja de Hamburgo, Alemanha, sendo praticado por alemães e seus descendentes, em diversos países. No Brasil, com a colonização germânica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o rito estabeleceu-se, inicialmente, no idioma alemão. Mais tarde, foi traduzido para o Português e, hoje, é reconhecido pelas Grandes Lojas Estaduais - CMSB, pelo G\O\B\ e pelos Grandes Orientes Estaduais Independentes – COMAB.

Os Rituais foram elaborados por uma Comissão presidida pelo Irmão FRIEDRICH LUDWIG SCHRÖDER, nascido em 3 de novembro de 1744 e falecido em 3 de setembro de 1816. Iniciado em 1744 no Rito da Estrita Observância, em 1785 foi eleito V\M\ de sua Loja-Mãe, a Emanuel Zur Maienblume, ficando no cargo até 1799. Entre 1794 e 1814, foi Deputado do Grão-Mestre (Grão-Mestre Adjunto) e, de 1814 a 1816, Gão-Mestre da Grande Loja de Hamburgo e da Baixa Saxônia (naquela época, a Alemanha ainda não tinha sido unificada).

O Ir\ Schröder gozava de grande prestígio, como Maçom e como profano (foi considerado, na época, “o maior ator que a Alemanha já teve”) e era reconhecido como um profundo conhecedor da História e dos Antigos Rituais da Maçonaria. Estudou, principalmente, os livros “As Três Batidas Diferentes na Porta da Mais Antiga Maçonaria – The Three Distinct Knocks at the Door of the Most Ancient Free-Masonry”, de autor desconhecido, sem dúvida o mais antigo manual maçônico impresso; e “Maçonaria Dissecada – Masonry Dissected”, de Samuel Prichard, que continha as práticas maçônicas utilizadas em Londres, em 1730. Examinou, também, os rituais dos diversos sistemas de graus complementares que proliferavam na Europa daqueles tempos. Suas pesquisas o levaram a abolir os chamados “altos graus”, bem como todo o ocultismo que dominava a Maçonaria Alemã, restaurando o Antigo Ritual Inglês, adaptando-o para a cultura e para o idioma germânicos seus contemporâneos. é devido a essa origem comum nos antigos rituais ingleses que o Rito de Schröder é semelhante ao Rito de York (Emulation Rite) sem, contudo, ser uma cópia do mesmo.

O Ir\ Schröder entendia a Maçonaria como uma união de virtudes e, não, uma sociedade esotérica. Por isso, enfatizou, no seu Ritual, o ensinamento de valores morais e a difusão do puro espírito humanístico, dentro do verdadeiro amor fraternal. Preservou a importância dos símbolos e resgatando o princípio que afirma ser “a verdadeira Maçonaria a dos Três Graus de Sãio João”.

O famoso historiador e maçom Findel, na sua História Geral da Franco-Maçonaria, dedica grandes elogios ao Ir\ Schröder, como podemos perceber nesta passagem: “Além de maior pureza de objetivos (comparando-se com os do Ir\ Fessler, que atuava em Berlim) em que se inspiraram seus trabalhos e investigações, sua natureza, sua forma e as circunstâncias exteriores o secundaram ainda mais eficazmente. Estava-lhe reservada a glória de fazer penetrar vitoriosamente a luz entre as trevas do erro, de dissipar as espessas nuvens que obscureciam os resplendores da verdade maçônica e de assentar bases sólidas para atividades de seus Irmãos”.

Pelo trabalho e exemplo, o Ir\ Schröder é venerado e respeitado hoje, como no passado, sendo homenageado pelas antigas Lojas Alemãs e por Lojas e Irmãos em todo o mundo.

O Rito de Schröder apresentou expressivo crescimento a partir de 1995, quando havia 14 Lojas no Brasil. Atribuímos esse crescimento à divulgação nos Seminários de 1995 e 1998 (RS) e 1999 (CE) bem como à fundação do Colégio de Estudos do Rito Schröder de Florianópolis, SC, em 1997. Este Colégio mantém contato com todas as Lojas Schröder do Brasil, buscando a sintonia com os ideais de Schröder e com os rituais da Loja Absalom N.º 1. Visa à uniformidade ritualística e de pensamento, em um trabalho de cooperação entre Lojas das diversas Obediências. Estas iniciativas estimulam muitos Irmãos, alguns mesmo sem deixar as suas Lojas Escocesas; outros, transferindo-se para Lojas Schröder para fundar novas Oficinas. Por utilizar um templo simples, com poucos paramentos e cargos, torna-se muito mais fácil trabalhar em uma Oficina Schröder. Tudo isso contribui para aumentar o número de Oficinas que adotam o Rito. Atento a este movimento, o G\O\B\ criou, em 1999, o cargo de Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística – Adjunto para o Rito Schröder, não por acaso ocupado por um dos integrantes do Colégio de Estudos.

Alguns aspectos principais chama a atenção de todos os Irmãos que entram em contato com o Rito: a simplicidade da Liturgia que em nada diminui a sua beleza e profundidade; as palavras amáveis do Venerável Mestre ao iniciando e aos Irmãos; a valorização das qualidades morais do homem; o estímulo ao auto-conhecimento. Pela objetividade, os trabalhos litúrgicos permitem excelente dinâmica. Uma sessão econômica raramente ultrapassa uma hora e meia, tratando-se os assuntos administrativos (ata e expediente) e com a apresentação de trabalhos ou instruções. Já uma Sessão Magna de Iniciação de três profanos, cumprindo-se individualmente toda a ritualística, demora cerca de duas horas e meia.

Por esse motivo, o rito já atingiu o expressivo número de 38 Lojas, no Brasil, o que supera as 36 Oficinas da Alemanha e, temos a certeza, continuará crescendo, para Glória do Grande Arquiteto do Universo.

Os Rituais foram traduzidos dos originais revisados pela Loja Absalom das Três Urtigas N.º 1, em 1960. Essa Oficina, fundada em 1737, uma das mais antigas do mundo, é jurisdicionada à Grande Loja dos Maçons Antigos Livres e Aceitos da Alemanha. Outras informações podem ser obtidas junto à Loja Simbólica Concordia et Humanitas N.º 56 A/C da Comissão de Liturgia e Docência, Rua Ernesto da Fontoura 1144, Porto Alegre, RS, 90230-090, ou nos Rituais e Monitor do Rito de Schröder, homologados pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Também sugerimos uma visita à página do rito no endereço: http://www.fraternidade.org/concordia/rito.htm.

0 comentários:

Postar um comentário

Mais MS Maçom

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar

Loading