RITO DE HEREDOM OU DE PERFEIÇÃO

RITO DE HEREDOM OU DE PERFEIÇÃO
 Transcrição do verbete RITO DE HEREDOM ou DE PERFEIÇÃO, in DICIONÁRIO DE MAÇONARIA, Joaquim Gervásio de Figueiredo, Ed. Pensamento, São Paulo, 4.ª edição
Em 1758, um grupo de irmãos de altos graus inaugurou, em Paris, um Capítulo de Soberanos Príncipes Maçons, sob o título de Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, Grande e Soberana Loja Escocesa de São João de Jerusalém. Seus membros, intitulando-se Poderosos Mestres do Grande Conselho das Lojas Regulares".
Este é o início.
Eram, em sua maioria, homens descendentes da nobreza, de alta cultura e conhecedores das tradições místicas e gnósticas oriundas de longínquo passado. Herdaram não só os ritos de Clermont e as correntes escocesas de Kilwinning e de Heredom, mas, também, as tradições derivadas diretamente de fontes templárias e rosacrucianas e os poderes do rito egípcio. Não obstante seus profundos conhecimentos, eram, no entanto, homens eivados de muito orgulho, como soia acontecer com tantos nobres do "antigo regime"; e eles foram os criadores do Rito de Heredom ou de Perfeição, com 25 graus, cuja nomenclatura adotada foi a seguinte:
Classes Graus Denominação
1.ª
1
Aprendiz

2 Companheiro
3.ª Mestre
2.ª
4
Mestre Secreto

5 Mestre Perfeito

6 Soberano Íntimo

7 Intendente dos Edifícios

8 Preboste e Juiz

3.ª
9
Mestre Eleito dos Nove

10 Mestre Eleito dos Quinze
11 Ilustre eleito Chefe das Doze Tribos
4.ª 12
Grão-Mestre Arquiteto

13 Cavaleiro do Real Arco
14 Grande Eleito Antigo Mestre Perfeito
5.ª 15
Cavaleiro do Oriente e do Ocidente

16 Cavaleiro Rosa-Cruz
17 Grande Pontífice ou Mestre Ad Vitam
6.ª 18
Grande Patriarca Noaquita

19 Grão-Mestre da Chave da Maçonaria
20 Príncipe do Líbano Grande Cavaleiro do Real Arco
21 Cavaleiro do Sol Príncipe Adepto
7.ª
22
Chefe do Grande Consistório

23 Ilustre Cavaleiro Grande Comendador da Águia Branca e Negra
24 Ilustríssimo Soberano Príncipe da Maçonaria
25 Grande Cavaleiro SublimeComendador do Real Segredo


Em 1762, sob os auspícios do mesmo Conselho, foram publicados os Regulamentos e Constituições da Maçonaria de Perfeição e, em 25 de outubro desse mesmo ano, foi, a sua classificação de graus, ratificada em Berlim. Esses graus, cujos títulos não sofreram modificações desde 1762, foram, depois, adotados pelas Grandes Constituições de 1.º de maio de 1786, que fixaram definitivamente as bases do Rito Escocês Antigo e Aceito, de 33 graus, formalmente adotado pelo Supremo Conselho Mundial de Charleston, VA, EUA, em 31 de maio de 1801.

Muitos escritores maçônicos, apologistas da diminuição do número de graus ou da reforma simplificadores de 1717 de que resultou a expansão da Maçonaria Especulativa, têm criticado acerbamente as reformas inclusivistas de 1758 e 1786, pela multiplicidade dos graus adotados. No entanto, deve-se ter em vista que grande número de lojas maçônicas, dentro e fora da Inglaterra, nunca havia aceito a reforma de 1717 que, conseqüentemente, foi, progressivamente, aumentando seu número de graus que, de dois primeiros, só concedíveis pela Grande Loja, passaram para três, em 1725, concedíveis pelo Venerável da cada Loja, com a aprovação dos Vigilantes e da maioria dos irmãos Mestres, e para quatro, em 1813, com o acréscimo do grau Santo Real Arco aos três simbólicos, como conseqüência da união operada entre os maçons "antigos", de York e os "modernos", de 1717, de que resultou a constituição da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Além do mais, os reformadores de 1717 parece terem tido um plano mais modesto, circunscrito às ilhas britânicas, ao passo que os de 1758 visaram, nitidamente, a uma reestruturação maçônica em escala mundial. Eis o preâmbulo de seu plano de reforma:

Com o decurso dos tempos, a Maçonaria e a unidade de seu regime primitivo sofreram grandes alterações, por efeito das catástrofes e das revoluções que as subverteram, mudaram alternativamente a face do mundo e dispersaram os maçons pelos diversos pontos do globo... Essa dispersão operou as divisões que existem hoje, sob o nome de Ritos e cujo conjunto compõe a Ordem. Mas outras divisões, saídas do seio dessas primeiras, deram lugar a novas associações, das quais um grande número só tem, de comum com a Maçonaria, o nome e algumas formas conservadas por seus fundadores para encobrir seus secretos desígnios. As perturbações que essas novas associações trouxeram e, muitas vezes, mantiveram na Ordem, são conhecidas e não fizeram mais do que expô-la a suspeitas, à desconfiança de quase todos os chefes de governo e, mesmo, às perseguições de alguns.

Os esforços dos Maçons virtuosos conseguiram acalmar tais perturbações, e todos os seus votos são por uma medida geral que previna a sua reprodução e consolide a Ordem, restituindo-lhe a unidade de sua direção, da sua organização primitiva e de sua antiga disciplina. As novas e vivas representações que nos têm sido dirigidas de todas as partes nos demonstram a urgência que há em opor um poderoso dique aos progressos do espírito de intolerância, de seita, de cismas e de anarquia, que inovadores recentes se esforçam por introduzir entre os irmãos, com intuitos mais ou menos restritos, irrefletidos ou censuráveis, e apresentados sob formas especiosas, capazes de desviar a verdadeira Maçonaria de seus objetivos, desnaturando-a.

Por conseguinte, adotando para a base de nossa reforma o título do primeiro desses ritos (Heredom) e o número de graus hierárquicos do último (Perfeição), nós os declaramos todos unidos e aglomerados desde esta data, numa só Ordem que, professando o dogma e as doutrinas puras da Maçonaria primitiva, abrangerá todos os sistemas do Escocismo, sob o título de Rito Escocês Antigo e Aceito.


0 comentários:

Postar um comentário

Mais MS Maçom

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar

Loading