Movimento de rotação


Esboço do movimento de rotação da Terra.


O planeta Terra, juntamente com outros astros, não persiste estático, imóvel, realiza movimentos no espaço, no caso específico do nosso planeta desenvolve uma série de deslocamentos.

Alguns dos movimentos que a Terra realiza atingem diretamente a vida das pessoas em toda superfície terrestre, dando origem aos dias e noites e às estações do ano.

O movimento de rotação é quando a Terra gira em torno de si própria, ou seja, realiza o deslocamento ao redor de seu eixo, que é imaginário, evento esse que também é desenvolvido por outros planetas que se enquadram no sistema solar.

O movimento em questão realizado pelo planeta Terra ocorre no sentido oeste – leste, são gastos 24 horas para ser concluído, tempo que corresponde a um dia.

A seqüência dos dias e das noites é resultado direto do movimento de rotação, que, além disso, equilibra o modo de vida dos seres vivos terrestres, inclusive as relações humanas.

Esse movimento é de suma importância para regular a temperatura do planeta, pois se somente um lado do planeta fosse voltado para o sol esse teria elevadíssimas temperaturas enquanto que a outra parte que se encontraria sombreada seria sempre escura e apresentaria temperaturas muito baixas, sem contar que nenhum desses iria produzir riquezas em biodiversidade em tais condições.




A Terra possui um eixo de rotação, no entanto, esse é uma linha imaginária que é traçada de um pólo a outro pelo centro do planeta, os cientistas a criaram para facilitar o entendimento dos movimentos realizados.

Por Eduardo de Freitas


0 comentários:

Postar um comentário

Mais MS Maçom

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar

Loading